Desde 2002 o Colégio integra o PEA (Programa das Escolas Associadas)
O Colégio Uirapuru é a única escola em Sorocaba (SP) que integra o Programa das Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A parceria já dura quinze anos. O Programa está presente em aproximadamente 130 países, foi lançado em 1953 e tem como objetivo fortalecer o papel da educação escolar na promoção da cultura de paz, cooperação internacional e valores democráticos em todos os membros da Organização das Nações Unidas (ONU).
“O Colégio Uirapuru tem enraizado em sua proposta a valorização da ética, do respeito, cultura de paz, sustentabilidade, respeito à diferenças e à multiculturalidade. Esse trabalho é realizado sob responsabilidade, das coordenadoras e dos professores do Colégio. Em 2007, a partir da liderança da Sra. Mirian Tricate no PEA, diretora do Colégio Magno e representante da Unesco no Brasil, intensificamos nossas ações”. Em tempos de globalização, o mundo sofre com a nova demanda de problemas: desigualdade social, degradação do meio ambiente, exclusão, racismo, fome, desemprego e analfabetismo. Ter a Unesco ao nosso lado, permeando temas e discussões, nos auxilia na educação e na construção de seres humanos comprometidos com valores. Nos sentimos seguros em trilhar este caminho, explica a coordenadora do Colégio Uirapuru, Maura Bolfer.
O PEA é quase tão antigo como a própria Unesco, foi criado no pós-guerra para estender os objetivos de paz dessa organização mundial na área da Educação. É um braço fundamental neste trabalho, pois a Unesco parte de um conceito simples: a guerra nasce na mente dos homens, e é lá que deve ser combatida. Todos os anos, o PEA estimula projetos inovadores e criativos ligados a um tema central.
A coordenação do Colégio Uirapuru participa do encontro anual das escolas associadas para tratar das diretrizes gerais e avaliação de projetos, sempre com foco nas perspectivas para o próximo ano. "Todo início de ano, antes da volta às aulas, o Colégio Uirapuru define sua temática a partir das sugestões do PEA-Unesco. São atividades e encontros, que fazem com que os alunos reflitam sobre assuntos importantes. É possível conversar e colocar em prática ações que reflitam positivamente na vida dos nossos alunos. Se tratam de temas de relevância social, sempre promovendo a consciência de cidadania” explica a coordenadora.
Segundo a organização, não há investimentos de qualquer ordem, seja pela Unesco ou pelas escolas associadas. Toda escola associada recebe um certificado internacional, materiais produzidos pela Unesco e a oportunidade de participar de concursos internacionais lançados pela Unesco ou outra instituição a ela ligada. O principal benefício é participar de uma comunidade que trabalha pelo mesmo objetivo, sempre trocando informações e compartilhando projetos e ideias. Esse esforço catalisa e repercute positivamente nas escolas, que ampliam seus trabalhos na difusão, em todas suas formas, da cultura pela paz.