Como escola e família podem ajudar na formação de cidadãos éticos diante da internet

Atento à formação do ser humano baseada em princípios e valores, o Colégio Uirapuru inclui frequentemente em suas atividades o tema Educação e Cidadania Digital. O trabalho é realizado em rodas de conversa, aulas no Laboratório de Mídias, palestras para crianças e adolescentes e encontros com pais e colaboradores. A vida cotidiana inclui acesso constante a internet, redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens e compartilhamento de vídeos e imagens. Para que o uso destas ferramentas se torne saudável e seguro é preciso que todos entendam benefícios e riscos presentes nessa "Era Digital". Desde o início do ano, toda comunidade do Colégio Uirapuru conta com o apoio e a consultoria da Nethics Educação Digital, uma empresa especializada em firmar e inspirar comportamentos positivos e saudáveis diante da interação das tecnologias da informação e comunicação.
Em março um grupo aproximadamente 300 pessoas, entre pais e colaboradores, se reuniu para ouvir a premiada pediatra e clínica de adolescentes, Dra. Evelyn Eisentein, da Nethics e professora na UERJ. Ela alertou sobre problemas físicos e transtornos psicológicos que muitas crianças e adolescentes adquirem por conta do uso inadequado da internet. O encontro fez parte da tradicional "Jornada Papel de Pai, Papel de Filho", evento anual em que o Colégio traz assuntos importantes para serem discutidos. "Foi possível observar a preocupação dos pais com seus filhos diante da internet. A palestra trouxe muitas informações importantes para que eles observem e acompanhem o desenvolvimento e o comportamento de seus filhos. “Fiquei muito feliz em ver que temos trazido um assunto tão importante. A participação dos pais, com exemplos reais, também nos auxilia na definição do que é relevante para que educação seja eficiente” afirma Arthur Fonseca Filho, diretor do Colégio Uirapuru.
As palestras são pensadas individualmente para cada público e faixa etária. Nelas, são abordados temas de acordo com a vivência de cada idade, e a linguagem e os exemplos também são específicos. Na rotina educacional do Colégio, o assunto sempre permeia as atividades. Desde o início do ano, as turmas, a partir do Ensino Fundamental I, participam do Ciclo de Palestras com profissionais multidisciplinares da Nethics. Confira os temas abordados para cada turma:

Turmas

4º e 5º Anos

"Na internet nem tudo o que parece é, mas e se for?"

6º e 7º Anos

"Os perigos da demasiada exposição da internet"

8º e 9º Anos

"Liberdade de expressão X violação do direito alheio: os limites da manifestação do pensamento e as suas implicações morais e legais"

Ensino Médio

"As atitudes de hoje e as consequências na vida pessoal e profissional do jovem de amanhã".

"Acreditamos na educação como formação e prevenção. Sabemos dos riscos, até mesmo jurídicos, que todos correm ao publicar um conteúdo inadequado. É preciso lembrar que em uma escola, deve-se combater o Bullying e, agora, o Cyberbullyng. Desenvolvemos um trabalho amplo, para que escola e família consigam criar cidadãos difusores da ética, do respeito e conscientes de suas responsabilidades", explica a Coordenadora Maura Bolfer. Para Arthur, todos devem refletir sobre sua postura em relação ao uso da internet e a constância ao celular. Segundo ele, é preciso manter o diálogo em debates para que todos aprendam sobre prevenção e proteção.