Em tempos de diversão digital, Blog traz conteúdo cultural e incentiva viagem através dos livros

Um dos grandes desafios nos dias de hoje é fazer com que crianças e adolescentes se desconectem da frente do celular e do computador e façam uma viagem através dos livros. Imaginar, sonhar e viajar em uma história é enriquecedor na formação do ser humano. A partir de momentos assim se adquire bagagem emocional, cultural, senso democrático, e ainda, entendimento sobre diferenças. Baseado nesta ideia, nasceu o Blog Uirapuru “Fora da Estante”. “Sempre tive vontade de estabelecer um canal de comunicação com os pais, crianças e os adolescentes, mas que fosse algo sem conexão com a escola. A ideia é trazer cultura de uma maneira leve e que seja divertido viajar pelo Blog. O Fora da Estante fala sobre livros, filmes, séries de TV, histórias em quadrinhos, músicas, exposições e tudo o que estiver diretamente relacionado à cultura e à literatura, acredito que as duas coisas caminham sempre juntas. Além de atingirmos diretamente os alunos do Colégio, que acompanham os novos posts, o Blog tem se tornado um canal de difusão cultural e isto nos deixa muito felizes”, explica Arthur Fonseca Filho, diretor do Colégio Uirapuru.
A jornalista Paula Lima é a responsável por todo o conteúdo postado no novo veículo de comunicação do Colégio Uirapuru. Para o Colégio é uma grande felicidade ter como colaboradora uma ex-aluna; Paula é mestre em Literatura, formada em jornalismo pela USP e  estudante do curso de Letras. Ela explica que sempre, desde muito pequena, é apaixonada por livros. “Desde criança sempre li muito,  decidi, a partir desta minha paixão, fazer da Literatura o meu trabalho. Hoje trabalho em uma editora como revisora de livros infantojuvenis. Como sempre estudei no Uirapuru, conheço a dinâmica dentro da escola e as ferramentas utilizadas para que as crianças aprendam e apreciem a leitura. A ideia do Blog veio ao encontro do que o Arthur buscava”, conta Paula.
“O objetivo é que o Blog Fora da Estante traga literaturas não vistas dentro das salas de aula. A liberdade com os temas gera um conteúdo não vinculado com as atividades pedagógicas, mas todas as publicações estão disponíveis na biblioteca, caso o aluno queira ler a publicação na íntegra. Tenho muita felicidade em apresentar o que gosto, busco sempre mostrar como funcionam os elementos de linguagens, a posição do narrador, a voz… e explicar como isso tudo funciona dentro da história. Trago também informações interessantes como curiosidades sobre o autor e ilustrador”, explica Paula.
O Blog Fora da Estante também se preocupa em agradar os leitores ao trazer para seu conteúdo mídias cotidianas. Sempre que possível são postados vídeos, jogos e poadcasts, materiais que agregam conteúdo e interatividade.
A linguagem do Blog possui um texto leve, agradável e até divertido. Paula reforça ainda a importância de se resgatar o valor do texto literário; “Quando se lê um livro, consegue-se pausar a vida por alguns instantes e mergulhar em um novo mundo.  A criança passa a se conhecer melhor, conhecer o outro, conhecer novas realidades, ter um olhar mais empático sobre diversas questões e conhecer melhor suas emoções, esse é um dos grandes objetivos do nosso Blog. Esperamos, que enquanto a criança esteja navegando pelo Blog, ela tenha uma experiência única, de muito aprendizado”, comemora a jornalista.
As publicações são postadas quinzenalmente, muitas pensadas em datas comemorativas como Dia Nacional do Livro Infantil, onde se comemora também o Dia de Monteiro Lobato e, por exemplo, em épocas de provas, sempre se oferece a sugestão de uma leitura mais leve e que traga momentos de descontração. O Blog Fora da Estante é pensado carinhosamente, levando-se em consideração qualidade literária, estética, projeto gráfico e ilustrações. Alguns clássicos da literatura infantojuvenil já foram abordados como Pippi Meialonga, da autora Astrid Lidgren, Mary Poppigs, de P. L. Travers e As Aventuras de Pedro Coelho, de Beatriz Potter - textos ricos que facilitam novas leituras.
Para a coordenadora do Colégio Uirapuru, Maura Bolfer, é importante criar uma comunidade leitora capaz de discutir e expressar seus sentimentos diante das obras literárias. “O Blog Fora da Estante veio para tornar a leitura um hábito prazeroso e democrático. Estamos felizes em oferecer um conteúdo rico para que crianças e adolescentes se tornem adultos carregados de bagagens e experiências”, comemora Maura.