formando pessoas que fazem a diferença no mundo.
Baixe e conheça o nosso Aplicativo Uirapuru

O Colégio Uirapuru atento a todas as inovações tecnológicas, principalmente as que agregam resultados positivos ao estudo e ao compartilhamento de aprendizado, adotou desde o início de 2017 a plataforma Google for Education. O sistema é uma solução colaborativa para professores e alunos. As ferramentas, fáceis de usar, envolvem os alunos a qualquer hora, em qualquer lugar e por meio de qualquer dispositivo móvel (computador, tablet ou telefone). “Ficamos encantados em ver como essas soluções poderão abrir o horizonte, mostrar que os grupos de alunos não devem se fechar apenas em salas de aulas físicas. As ferramentas trazem um compartilhamento de informações, que vai muito além dos muros da escola. Podemos fazer conexões com outras cidades, estados e países. Tenho certeza que o Google for Education agregará muito para comunidade Uirapuru”, conta o diretor Arthur Fonseca Filho.

Para a coordenadora de Tecnologia Educacional do Colégio Uirapuru, Luciane Pakrauskas Vellozo, o objetivo principal é fazer com que os alunos tenham acesso ao que há de melhor em termos de produtividade, otimização de tempo e possibilidades de comunicação. O início do projeto se deu com a criação do Email institucional, cada aluno tem seu próprio email. A partir dele, os alunos têm acesso a todas as ferramentas oferecidas. O Colégio Uirapuru adquiriu Chromebooks, uma nova proposta de computador que se utiliza do sistema Google Chrome OS. Segundo a Google, o Chromebook é extremamente rápido, leve, fácil de ser usado, possui bateria de longa duração e só funciona se estiver conectado à internet.  Seu grande diferencial está no sistema operacional, que por definição, é focado em serviços na nuvem.

“Neste início, sentimos que a ferramenta “Sala de Aula” foi grande projeto. Para se ter uma ideia, já foram criadas 450 salas, que abrangem alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental I até o Ensino Médio, incluindo também as turmas do Middle e High School”, explica Luciane. Em “Sala de Aula”, o professor posta material desenvolvido em aula, além de vídeos, fotos, links e apresentações de apoio.  

A plataforma Google for Education traz as seguintes ferramentas: Agenda, Gmail, Apresentação Google, Documentos Google, Planilhas, Hangouts, Formulários, Classroom, My Maps, Google Sites e Google Drive. Para os professores, a edição do arquivos em tempo real é algo muito benéfico pois o aluno acompanha a correção online e ainda lê os comentários com as justificativas da correção. Segundo Luciane, o processo de informatização começa com alunos do Infantil 5 e 1º ano, na utilização de alguns jogos educativos no tablet.  Até o 4º Ano os alunos só fazem o uso dos Chromebooks durante as atividades especificas que envolvem uso de tecnologia. A partir do 5º ano, as crianças já conseguem realizar atividades escolares em casa. Outros projetos inovadores estão para acontecer no segundo semestre. “Estamos trabalhando para que a partir de agora, alunos do Uirapuru possam explorar ao máximo as ferramentas Google em seus projetos. Em viagens distantes, os alunos poderão catalogar tipos de vegetação, animas encontrados, marcar visitações no Google Maps e ainda enviar fotos e a localização exata para pais e responsáveis. Poder acompanhar uma viagem escolar em tempo real é uma segurança muito grande, mas além de tudo, um registro que ficará guardado para sempre”, conclui Maura Bolfer, Coordenadora do Colégio Uirapuru. 

 

CLIQUE AQUI E ASSISTA O VÍDEO EXPLICATIVO