BENEFÍCIOS E PERIGOS DA INTERNET

Roberto Vazatta

A internet é uma das invenções mais extraordinárias do ser humano pois a possibilidade de buscar informações, receber e enviar mensagens e textos, procurar imagens, assistir vídeos e conversar em tempo real com outra pessoa do outro lado do mundo fascina a todos.
Podemos apontar vários benefícios desta tecnologia, porém precisamos também nos ater aos perigos nela existentes.
Quem utiliza a internet está sujeito todos os dias a ameaças. Existem muitos truques que tem como objetivo de criminosos roubar dinheiro ou dados pessoais de usuários da web e o conhecimento destas ameaças são importantes para evitá-las. Algumas delas são vírus, roubo de dados e identidade, spams e páginas falsas, cyberbullying, pedofilia online, espionagem, vazamento de informações, aplicativos falsos e redes sociais.
Um dos problemas que encontramos também são os jogos de desafios, muitas vezes disfarçados como engraçados ou até mesmo forçados através de pressões psicológicas. Estas “brincadeiras perigosas” estão ocasionando danos físicos e psicológicos em muitas pessoas pelo mundo e por que não dizer, levando à morte.
Diante destes quadros desenvolvemos no colégio Uirapuru o projeto Vida Saudável. Neste semestre retomamos o assunto de perigos da internet diante da grande divulgação do jogo Baleia Azul. Sob a coordenação do professor Roberto Vazatta e a colaboração das professoras de ciências Karla Martins (6º ano), Claudia Renata – Pipoca (7º Ano e 9º ano) e Daniela Almenara (8º ano), dialogamos com todos os alunos do Fundamental II para abordar o assunto.
Inicialmente o nosso objetivo foi de apresentar os inúmeros benefícios do uso da internet para depois levantar os perigos. Foram momentos de discussões em que os alunos puderam expor suas ideias e apontar problemas decorrentes do mau uso da internet, ocasião em que o jogo da baleia azul também veio à tona.
O simples fato de “dizer NÃO” aos perigos não surte tantos efeitos, mas o conhecimento sobre esses efeitos sim. Assim, abordamos as múltiplas inteligências do ser humano e duas perguntas foram lançadas, tais como: O que é ser é inteligente?; O que é ser esperto? Tais questionamentos foram importantes para a conscientização dos alunos em todos os momentos do uso da inteligência e da esperteza para reconhecer os benefícios e principalmente os riscos existentes na Internet.
A inteligência intrapessoal e interpessoal precisa sempre ser desenvolvida para compreender o que acontece internamente, com sensações e emoções e também com o outro, para saber se posicionar diante das situações do cotidiano.
Entendemos que não são ações fáceis, mas reforçamos que conversar sobre qualquer assunto com alguém que se confie e que tenha a verdadeira ação do cuidar e do amar, é fundamental para uma vida saudável.