Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Uirapuru, participaram do debate “Como manter a humanidade no mundo virtual: AMIZADE NA REDE”. A internet mudou o conceito de amizade? Esta e outras questões já vêm sendo abordadas com os adolescentes, desde o início do ano, sobre comportamento na rede. A Professora de História, Ana Luiza Bastos, e o Professor de Geografia, Gustavo Marichal organizaram o debate. Os alunos receberam um material informativo, onde cada um deveria assistir ao filme “Uma garrafa no Mar de Gaza” (França, 2011) e a entrevista do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Bauman faz muitas reflexões sobre o princípio de amizade a partir dos conceitos de comunidade e rede.
 Alguns alunos acreditam que nos dias de hoje é possível criar uma amizade sincera por meio da internet, outros, defendem que o prazer em estar “face a face”, em ter um contato físico jamais poderá ser comparado ao relacionamento criado a partir de redes sociais. O debate foi um momento rico em que os alunos puderam praticar a oralidade, organizar os pensamentos, respeitar a opinião dos colegas e expor de maneira clara e respeitosa suas convicções.
Confira alguns momentos do debate dos alunos do 9º ano.