No dia 23 de Abril comemora-se o Dia do Nacional do Choro, uma homenagem ao dia de nascimento do mestre Pixinguinha. Para comemorar a data, os alunos do Fundamental I do Colégio Uirapuru aprenderam sobre o estilo musical e conheceram a história de seu maior mestre, Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha.

A contadora de histórias Juliana Miramontes falou sobre a história de vida, desde a infância, a viagem de Pixinguinha e o Grupo Oito Batutas para a Europa e sua volta triunfante ao Brasil, depois de tanto sucesso no exterior.

O professor Renato contou também muitas passagens da vida pessoal de Pixinguinha. Além da obra, os alunos ouviram sobre o homem que foi exemplo de bondade, humildade e genialidade na música. Tio Renato tocou flauta ao lado do Tio Joaquim, que acompanhou no violão músicas como Sofres Porque Queres e Lamento.

Os alunos pareciam estar hipnotizados ao ouvir tantos causos e a obra de um dos maiores compositores da MPB.  Para finalizar, todos os alunos cantaram “Carinhoso”, uma das músicas mais importes da Música Popular Brasileira, composta por Pixinguinha entre 1916 e 1917.

Confiram as fotos: