Os alunos do 5º ano, do Ensino Fundamental I, aprenderam e vivenciaram a Literatura de Cordel. O gênero literário criado pelos portugueses encantou nossas crianças pela rima e pela complexidade da métrica em se criar os versos perfeitos. Durante o mês de abril, as crianças entenderam melhor o gênero através do texto "Vaca Estrela, Boi Fubá", do poeta popular brasileiro Patativa do Assaré. Além de aprender sobre os folhetos e os cantadores, os alunos adentraram mundos muito diferentes e conheceram personagens regionais através das rimas. Eles assistiram a vídeos, de autores que fazem cordéis para crianças e, a partir desta introdução, reunidos em grupo de quatro alunos, criaram seus próprios cordéis. Durante as aulas de Arte cada grupo preparou sua xilogravura, ilustrações usadas nos folhetos.
E, para finalizar este projeto, os alunos se apresentaram para as crianças do Infantil 5 e Fundamental I. Os pequenos ficaram encantados com a declamação, cheia de ritmo, alegria e empolgação.
Durante a Festa Junina do Uirapuru, pais e convidados puderam ainda acompanhar os folhetos preparados pelos alunos. Juntamente com a decoração junina. Em cada mesa havia um livro com aproximadamente 10 cordéis.
Confira alguns momentos da apresentação dos alunos do 5º Ano.