formando pessoas que fazem a diferença no mundo.
Baixe e conheça o nosso Aplicativo Uirapuru

Na terça feira, dia 13 de junho, recebemos no Colégio Uirapuru a visita de dois ex-alunos que estão cursando ensino superior nos EUA.
Gabriel Friedrich, que também concluiu o HIGH SCHOOL no Uirapuru, hoje está na Universidade de Carleton, EUA . Felipe Roz cursa o MIT, também nos EUA.
Um tema relevante, e cada vez mais frequente, no cotidiano da escola é como fazer para estudar nos EUA e em outros países. Nossos ex-alunos conversaram com alunos do terceiro ano do Ensino Médio e com os alunos do HIGH SCHOOL.
Gabriel e Felipe falaram sobre algumas etapas do processo de “application” para uma universidade americana, ressaltaram sobre a importância do aluno se dedicar ao processo, bem como ao seu desempenho escolar durante todo os anos, principalmente do Ensino Médio.
Algumas etapas citadas:

1.      “College List” consiste em os alunos fazerem uma lista de universidades nas gostariam de estudar. Eles deram algumas dicas de onde os alunos podem buscar essas informações: Sites das universidades, “usranking.com”, entre outros.

2.      SAT/ACT/TOEFL, são avaliações pelas quais os alunos deverão passar para ingresso em uma universidade americana. A maioria das universidades utiliza o SAT (Scholastic Aptitude Test) como parte do processo de admissão (https://www.estudarfora.org.br/conheca-o-sat/).

O TOEFL é um teste de Língua Inglesa amplamente reconhecido e aceito na maioria das universidades do mundo (https://www.ets.org/pt/toefl).

3.      Common App é um sistema online que permite aos estudantes enviarem suas candidaturas para diversas universidades, sem a necessidade de preencherem diversos formulários ou fazerem várias redações. Na plataforma, os estudantes preenchem informações pessoais e sobre seus resultados acadêmicos e atividades extracurriculares, além de escreverem redações. Isso evita o retrabalho dos candidatos e poupa tempo. Lembrando que algumas universidades não utilizam o Common App e o sistema de application é outro (https://www.estudarfora.org.br/saiba-como-funciona-o-common-application/).
Gabriel e Felipe também deram dicas para nossos alunos de entrarem no BrasaBscue, que é uma plataforma de apoio, capacitação e mentoria para alunos brasileiros que cursam o Ensino Médio e pretendem fazer graduação nos EUA (https://www.gobrasa.org/bscue).
Por último eles falaram na vida nos EUA, das acomodações nas universidades aonde moram, das dificuldades e experiências de viverem fora do país.