Na semana passada, os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio assistiram palestras direcionadas, todas pensando na internet: seus benefícios e riscos. As palestras foram ministradas no período da manhã pela advogada Dra. Camilla Jimene, da Nethics Educação Digital. Os alunos dos 6º e 7º anos assistiram a palestra “Os perigos da demasiada exposição da internet”, os 8º e 9º anos conversaram sobre “Liberdade de expressão X violação do direito alheio: os limites da manifestação do pensamento e as suas implicações morais e legais” e o Ensino Médio direcionou a discussão para a repercussão na carreira profissional, “As atitudes de hoje e as consequências na vida pessoal e profissional do jovem de amanhã”.

Em todas as palestras Dra. Camilla falou sobre os benefícios e a gama de oportunidades que a internet oferece, mas ao mesmo tempo falou e mostrou situações constrangedoras, brigas que acabam ganhando grandes proporções, pedofilia, cyberbulling e repercussão na vida adulta, por conta da perpetualidade do que é postado. Segundo ela, ao usar a internet os alunos devem refletir antes de fazer um post, pensar nas consequências, entender e configurar as ferramentas para que os aplicativos ofereçam mais privacidade aos usuários. Dra. Camilla fez uma reflexão com todos os alunos sobre o remorso de quem curte ou compartilha posts agressivos. Na vida de jovens, alguns posts podem atrapalhar a carreira por toda vida.  Dra. Camilla listou algumas dicas para o bom uso da internet:

1.    Pense antes de postar;

2.    Cuidado com posts, eles podem ser replicados infinitas vezes;

3.    Senhas são pessoais e intransferíveis;

4.    Não faça no mundo virtual o que você não faria no mundo real.

Para encerrar, ela reforçou a questão da empatia. Todos devem se colocar no lugar do outro. “Se cada um se colocar no lugar do amigo, se pensarmos antes de publicar...a internet será algo muito mais saudável, cheia de oportunidades positivas para todos”, conclui.