Os alunos dos 4º e 5º anos participaram, na manhã do dia 15, da Palestra "Na internet nem tudo o que parece é, mas e se for?”, ministrada pela mestre em Ciências da Computação Solange Barros, da Nethics Educação Digital. A apresentação trouxe uma abordagem didática de como usar a internet de maneira segura e responsável. Os alunos visualizaram o que estão habituados a fazer em frente ao computador, algumas vezes sem pensar nos perigos que correm. Solange mostrou o lado positivo do que a internet pode oferecer. Segundo ela, as crianças devem aproveitar o mundo digital para: estudar, aprender, jogar, conhecer lugares, conversar com amigos e familiares, comprar e assistir vídeos. Mas assim como na vida real, a internet requer algumas regras e medidas de segurança. Ela fez uma “viagem" com os alunos e levou-os a lugares como o Zoológico de San Diego, onde puderam acompanhar em tempo real o urso panda e o elefante, em Washington visitaram um ninho de águia, em Paris as crianças viram que céu estava nublado na Torre Eiffel, na Suíça o movimento do aeroporto de Zurique e para finalizar, todos ficaram fascinados ao ouvir o barulho de uma selva no Quênia…...tudo isso em tempo real. Após essa viagem, a palestrante falou sobre algumas regras a serem seguidas e alertou todos sobre os perigos de conversar com estranhos, fornecer dados pessoais e senhas. Solange mostrou como é perigoso acreditar em tudo o que se lê na internet, para isso brincou de verdadeiro e falso e mostrou alguns casos reais. Para finalizar, a palestrante disse que o uso consciente e seguro da internet é positivo, mas que as crianças precisam também curtir a vida ao lado dos pais, dos avós, dos animais, das plantas e aproveitar para brincar, correr, viajar e passear….sem estarem presas ao celular.
Os alunos participaram ativamente da palestra, alguns com opiniões, e outros formularam perguntas. O Colégio Uirapuru acredita na importância da participação dos pais durante este processo de educação digital, aproveitem a oportunidade para abordar o assunto e discutirem juntos esta questão tão relevante nos dias de hoje!