Na última semana do mês de Março, os alunos do 8º ano participaram de uma dinâmica sobre Gravidez na Adolescência. Essa atividade faz parte do Projeto Vida Saudável, onde os alunos trabalharão com temas sobre sexualidade, puberdade, higiene pessoal, os riscos que as bebidas alcoólicas podem causar, drogas, ídolos e comportamentos.

A atividade reuniu as turmas no Quintal do Uirapuru e contou com a participação da Orientadora Educacional, Mariella Passarelli, da professora Cláudia Renata (Ciências) e do coordenador de Educação Física Roberto Vazatta. Os adolescentes se reuniram em pequenos grupos para discutir sobre as coisas que mais gostam e as que menos gostam de fazer. Em um segundo momento, as meninas colocaram balões de bexiga nas barrigas e os meninos seguraram bonecas como se fossem verdadeiros bebês. Dessa maneira os adolescentes puderam refletir sobre como seriam seus projetos de vida sem uma gravidez e com uma gravidez precoce. As meninas vivenciaram a barriga de uma mulher grávida e observaram as dificuldades que isso traria neste momento de vida. Para finalizar a atividade, todos repensaram seus projetos de vida e conversaram sobre os impactos de uma gravidez na adolescência.

“Essa atividade é muito importante. Os adolescentes pensam já saber de tudo, tudo o que conhecem na teoria. Mas vivenciar na prática e imaginar essa realidade faz com que eles reflitam sobre seus sonhos a curto, médio e longo prazo. O namoro envolve sentimento, confiança, mas é preciso que eles vejam como seria encarar de frente uma possível realidade”,  explica a professora de Ciências Cláudia Renata.

Confira alguns momentos: