O Colégio Uirapuru inicia 2017 com o tema “Cultivar e guardar o planeta. Abrace essa ideia”. O objetivo é fazer que com alunos, pais e colaboradores pensem na coletividade. Segundo a coordenadora Maura Bolfer é preciso que o planeta esteja em harmonia e para que isso aconteça, o ser humano deve estar em harmonia consigo mesmo e com os outros seres. Maura explica que grande parte do tema foi influenciado pela obra do filósofo, educador e escritor Mario Sergio Cortella. “Nada nos dá legitimidade para supor que sejamos os proprietários da vida que neste planeta está. (…) Nós não somos proprietários, somos usuários compartilhantes. (…) Portanto, ao proteger a vida em geral nós estamos nos protegendo. Tudo o que for feito à Terra será feito a nós, tudo o que acontecer com o nosso planeta nos atingirá. Nós somos no nosso planeta, hóspedes e hospedeiros ao mesmo tempo” (Cortella, 2009, p.121-124).
O tema será trabalhado sob diversos olhares: nas ações interpessoais (solidariedade, respeito, ética, responsabilidade), na preservação do meio ambiente (sustentabilidade, utilização dos recursos de maneira consciente e sustentável, preservação), no importante papel da autonomia, lealdade e comprometimento com o trabalho e os estudos.
Diante da vasta e rica temática, chega-se a um importante questionamento: Qual o legado que deixaremos? O que fazemos para viver da melhor maneira possível? Deixaremos um mundo melhor para as futuras gerações?
Seja muito Bem-Vindo 2017!