Baixe e conheça o nosso Aplicativo Uirapuru

Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II realizaram, na semana de 11 a 14 de outubro, uma atividade prática no Laboratório de Química, com o objetivo de detectar em amostras de alimentos a presença de AMIDO através da reação com lugol.

O amido é um carboidrato complexo, utilizado pelas plantas como molécula de reserva energética. É abundante na batata, no milho, na mandioca, nos cereais e seus derivados, como farinhas e fécula.

Por ser um carboidrato de reserva, o amido encontra-se na base da pirâmide alimentar dos seres humanos, sendo representado, principalmente, pelo consumo de massas, pães e dos próprios vegetais já citados. Sua ingestão em excesso, no entanto, pode causar obesidade, diabetes tipo II e síndrome metabólica.

Neste bimestre o assunto estudado é ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL e aprenderam a detectar o amido em sucos, bolachas, barras de cereal e outros alimentos, onde sua presença é menos óbvia. Também aprenderam que outros alimentos, embora sejam doces, apresentam outro tipo de carboidrato, diferente do amido. É o caso, por exemplo, das frutas (ricas em frutose) e dos sucos industrializados e do chocolate (ricos em sacarose).

Com esses dados, foi conduzida uma discussão com a professora de ciências Daniela Almenara, sobre as escolhas na hora de se alimentar e sobre a qualidade das informações que a indústria disponibiliza nos rótulos de alguns produtos processados.