Professores: Daniela Almenara (Ciências), Cláudia Renata (Ciências), Roberto Vazatta (Educação Física)

Na última quinzena do mês de setembro, os alunos do 8º ano participaram de uma atividade sobre Gravidez e Paternidade na Adolescência.  A dinâmica fez parte do Projeto Vida Saudável, que neste segmento aborda temas como sexualidade, métodos contraceptivos e drogas.

A prática reuniu alunos e professores no Quintal Uirapuru, promovendo a organização de pequenos grupos nos quais os adolescentes, inicialmente, discutiram sobre suas preferências e planos para o futuro. Foram também levantadas situações pelas quais os alunos não gostam de passar ou enfrentar. Em um segundo momento, os meninos receberam bonecas plásticas, imitando bebês, enquanto as meninas colocaram bexigas sob as camisetas, simulando uma barriga de grávida. Diante dessas “mudanças” os jovens puderam refletir sobre as interferências em seus hábitos e sobre as limitações em seus planos que seriam desencadeadas pela gravidez precoce.

A reflexão foi, então, tema de pequenas encenações criadas pelos alunos, simulando situações cotidianas em que a vida dos adolescentes estaria diretamente influenciada pela gravidez ou pelo bebê. Surgiram apresentações sobre o momento de contar aos pais e ao parceiro, sobre a impossibilidade de participar de “baladas” e festas, a reação dos amigos, sobre a interrupção dos estudos e, até mesmo, uma possível interrupção ilegal da gravidez.

Para finalizar, os professores conduziram uma reflexão sobre como utilizar as informações disponíveis, sobre a importância de procurar orientação médica e familiar e sobre a maturidade emocional exigida diante das mudanças trazidas por uma gravidez não planejada.