No dia 21 de setembro, os alunos do 9° ano visitaram o Quintal Uirapuru, a fim de vivenciarem questões sobre a adolescência, fase que envolve diversas dúvidas e questões emocionais.

Durante esta vivência, foram realizadas duas dinâmicas: Mímica e O Ritual.

Na dinâmica intitulada “Mímica”, com o objetivo de conscientizar a respeito do uso das drogas e suas consequências, os alunos em grupos de aproximadamente 5 pessoas receberam um cartão com o nome de uma das drogas (Álcool, maconha, LSD, crack, ecstasy ou cocaína) e foram orientados a criarem uma mímica sobre os efeitos de uma delas, para então os outros grupos descobrirem.

Ao final das apresentações de mímicas, os professores Beto e Claudia Renata realizaram um fechamento para expor as principais características e consequências destas drogas, classificando-as em depressores, estimulantes ou alucinógenas.

Na dinâmica “O Ritual”, os alunos organizados em um grande círculo, seguindo uma coreografia, acompanharam uma música e, enquanto dançavam, os professores ofereceram livremente balas já desembrulhadas em um prato.

Esta dinâmica teve como objetivo simular com os alunos momentos em que sentem pressão social para realizarem alguns comportamentos, dentre eles o possível consumo de drogas.

Estes momentos foram bastante produtivos do ponto de vista do desenvolvimento pessoal de cada um e também sobre a reflexão das possíveis consequências sobre os seus atos no futuro.
            Visualize algumas fotos destas dinâmicas.