No dia 25 de junho de 2016, os alunos do Ensino Médio participaram da 4ª Eliminatória do Desafio BM&FBovespa, realizada no prédio da Bovespa, em São Paulo.

Esta é uma competição realizada pelo Instituto Educacional BM&FBOVESPA e que tem por objetivo oferecer aos participantes – alunos do Ensino Médio – uma ferramenta educacional que permita vivenciar, na teoria e na prática, o funcionamento do mercado de capitais em ambiente simulado.

A equipe do Colégio Uirapuru é formada pelos alunos Luiza Dias Seghese (3ª Série),Amanda Serra Lopes (2ª Série),Luiz Otavio Antunes Gonçalves (3ªSérie),Gustavo Romero Cardoso (3ªSérie) e Eduardo Albano de Aquino Botura (3ª Série).

Após realizar um curso on-line sobre educação financeira e conceitos de mercado, sob orientação do Prof. Marcos, a equipe participou da etapa de simulação do mercado financeiro, numa competição em que seriam classificadas para a etapa final, a ser realizada em outubro, apenas as 5 melhores escolas, dentre as 35 participantes nesta eliminatória.

Resumidamente, nesta fase os alunos eram informados, em cada uma das cinco rodadas, sobre a situação financeira de algumas empresas (5 ou 6), sobre a perspectiva de mercado e, ainda, dispunham de um parecer do Banco Central. O desafio era saber em quais empresas investir o dinheiro virtual, de modo que a taxa de rentabilidade fosse a mais alta possível.

Esta experiência criou um ambiente rico em aprendizagem que permitiu os alunos aperfeiçoarem uma série de competências e habilidades que são exploradas e desenvolvidas ao longo dos anos no colégio; tais como analisar, fazer projeções, levantar hipóteses, raciocinar logicamente mas também valorizar a intuição, conjecturar, tomar decisões, dentre outras.

O Colégio Uirapuru apresentou um ótimo desempenho na competição, conseguindo a classificação em 2º lugar para a grande final.

Parabéns aos alunos participantes!