Neste ano, o tema do Colégio Uirapuru é “Cidadania Global: Cultura pela Paz”. O assunto a ser trabalhado durante 2016 é difundido pela Unesco, na qual o Colégio Uirapuru faz parte do Programa das Escolas Associadas. As diretrizes e orientações aos educadores são transmitidas pela Coordenação Internacional da rede, em Paris. O objetivo é trabalhar com atividades que façam a criança aprender e ter noções de paz, convivência, ajuda mútua e cooperação.

Na primeira semana de aula, os alunos do Ensino Fundamental II, do 6o. ao 9o. ano fizeram uma dinâmica de encontro e acolhimento. Nela, cada sala se reuniu em grupos, onde todos, alunos e professores, iniciaram a atividade com um aperto de mão em cada colega - essa atitude demonstrou respeito para com cada participante. Em seguida, os professores dividiram a sala em três grupos: para o primeiro foi distribuído papel, o segundo recebeu lápis e o terceiro não recebeu instrumento nenhum. Em círculo todos observaram uma charge sobre a paz; diante da reclamação de cada grupo, por não ter folha, lápis ou nada, os professores orientaram os alunos a pensarem como, em conjunto, farão para que cada um complete a tarefa.

Dessa maneira, eles puderam encontrar uma solução coletiva para um produto individual. Essa dinâmica pode mostrar a importância de se trabalhar em equipe, ajuda mútua e o quanto cada integrante do grupo é essencial para que consigam completar a tarefa.

Confira alguns momentos da dinâmica dos alunos do Fundamental II: