Exportar ICS

Criado por:
ELIS FRANCINE SILVA MARTINS

Descrição

A Organização das Nações Unidas (ONU) é um espaço de discussão e busca de soluções relacionadas aos problemas coletivos, pois tem capacidade jurídica para que direitos e deveres sejam respeitados e implantados de acordo com a legislação vigente. Portanto, as simulações das Organizações Internacionais são verdadeiros laboratórios das Ciências Humanas para elaboração de discursos e defesas de política externa. É importante ressaltar que o Brasil faz parte da ONU e suas ações e resoluções interferem direta ou indiretamente no dia a dia da população brasileira.

Os modelos de simulações são eventos acadêmicos de organismos das Nações Unidas, geralmente com duração de cinco dias, onde os estudantes representam diplomatas ou organizadores. Os modelos de simulações eram, inicialmente, realizados em universidades. No entanto, na década de 2000 as simulações têm se tornado frequentes em colégios de Ensino Médio. O principal atrativo dos Modelos de Simulação das Nações Unidas para os estudantes é representar um Estado e defender sua opinião política em uma reunião com outros alunos que representam outros chefes de Estado que possuem opinião política semelhante e contraria.

O Modelo das Nações Unidas (MUN) é melhor descrito como uma simulação operacional que imita as ações de um corpo diplomático realmente existente – as Nações Unidas. Os participantes assumem funções de embaixadores de países que se envolvem com questões contemporâneas de grande relevância para as Nações Unidas. Conjuntamente com outros países aprendem a negociar, a construir planos de ação sob a forma de resoluções. A estrutura de simulação é altamente flexível e pode ser entregue a uma variedade de contextos e níveis de aprendizagem. Cada simulação tem sua própria duração e estruturação de pauta de discussão. Para apoiar o preparo dos alunos há uma riqueza de textos e publicações na rede acadêmica e na ONU. Além disso, a participação em simulação provoca transformações pessoais que influenciam na postura profissional e pessoal.

A primeira simulação da ONU do colégio Uirapuru foi realizada em 2017. O nome dado à simulação, seguindo os critérios da Organização das Nações Unidas, foi UIRAMUN (Uirapuru Model Nations). A iniciativa veio por parte de alunos que participavam de modelos de simulação externos. Houve um engajamento muito grande por parte dos discentes, tanto para a preparação quanto para a movimentação, concessões e formulação das resoluções.  É uma proposta pedagógica que atende aos princípios construtivistas de aprendizagem ativa, reflexiva e autenticamente contextualizada. Além disso, estimula o pensamento complexo.

Data: 9 e 10 de agosto

Clique aqui e saiba mais!

VIVÊNCIA
LIVELY BIRD

Data: 24 de agosto

Em breve maiores informações. Aguardem!

caMiNHADA PET

Data: 25 de agosto.

Em breve maiores informações. Aguardem!

ACONTECE NO UIRAPURU